Qual é o melhor para investir: freezer horizontal ou vertical?

Permitir que os alimentos durem mais tempo e evitar que eles estraguem com o passar dos dias é uma das funções do freezer horizontal ou vertical, seja qual o modelo disponível no mercado.

É muito utilizado em estabelecimentos comerciais como restaurante, padaria, açougue, lanchonete, supermercado, entre outros. Por isso, muitos empreendedores têm dúvida sobre qual modelo comprar, freezer horizontal ou vertical?

Dessa forma, é preciso pesquisar e analisar todas as qualidades de cada equipamento, desde a parte estrutural de ocupar espaço ou potência para congelar os alimentos e a durabilidade de cada um.

Ficou interessado em saber mais? Então continue a leitura e saiba a diferença entre freezer horizontal ou vertical!

 

Qual a melhor opção: freezer horizontal ou vertical?

O modelo freezer vertical é o mais encontrado nas casas. Porém existem modelos diferentes, da linha doméstica para a linha comercial, porém é comum as duas terem as mesmas dimensões de uma geladeira.

Além disso, é importante falar que nos freezers verticais possuem diferentes modelos em que o degelo é manual, neste caso você precisará desligar o equipamento para retirar o gelo. E modelos com degelo frost free e automático, que você não precisará desligar o equipamento para fazer o degelo manual, pois o equipamento faz o degelo automaticamente.

Já o freezer horizontal é mais vendido para proprietários de estabelecimentos, porém para famílias grandes que precisam congelar vários itens maiores, como peças de carnes para um grande almoço no domingo, o ideal seria optar pelo modelo freezer horizontal.

Neste modelo, há freezers com a tecnologia skin condenser. Trata-se de uma tecnologia que não utiliza o micro motor na unidade condensadora, deixando o equipamento mais silencioso ou se utiliza os micromotores, nestes casos os micromotores são acionados some.

Ao procurar por um freezer horizontal ou vertical, é relevante você pensar sobre as funções que espera dele e qual modelo poderia atender melhor às suas necessidades. Por isso, confiram algumas dicas antes de comprar:

  • Ar forçado ou refrigeração estática – o sistema de refrigeração em um freezer pode ser diferente. Ou por ar forçado ou por refrigeração estática. Os modelos de ar forçados são mais eficientes e possuem a capacidade de atingir menores temperaturas;
  • Tamanho – os freezers são vendidos pelos seus tamanhos, 220 litros até 510 litros. Vale sempre observar a capacidade líquida e não a bruta, para que você saiba realmente qual a área livre para estocagem do seus alimentos;
  • Modelos dupla ação – há modelos de freezer, tanto vertical quanto horizontal, que podem trabalhar em dupla ação. Ou seja, atua em temperatura positiva (+1 a +10 graus) para refrigerar ou em temperatura negativa, para manter congelado. É uma boa opção para locais que tem a necessidade de hora funcionar como freezer e hora como refrigerador;
  • Diferentes temperaturas – sempre é preciso observar que há freezers que atingem diferentes temperaturas. Há modelos que vão até -15 e outros que vão até -22 graus. O sorvete, por exemplo, necessita de um equipamento a -20 graus.

Portanto, é importante sempre verificar qual o produto a ser conservado congelado para comprar o equipamento certo. Logo, separamos as principais diferenças entre o freezer horizontal e o vertical. Leiam abaixo:

01# Organização do freezer

Para escolher o modelo ideal é preciso saber o que você deseja para seu empreendimento. Por exemplo, se você precisa de praticidade, a melhor opção é o freezer vertical, que pode influenciar no momento de compra do cliente, por ser mais fácil de visualizar e por conta das prateleiras, nas quais você pode organizar tudo de forma otimizada.

O freezer vertical ajuda na divisão de produtos por categoria, para ter um acesso mais rápido ao que precisa. Consequentemente, gasta menos energia, já que é fácil encontrar o produto e o cliente fecha a porta do freezer rapidamente.

Porém, se você precisa de espaço, o freezer horizontal pode acomodar mais produtos e/ou insumos, o que é uma grande vantagem para donos de restaurantes e açougues que necessitam guardar peças maiores de carne, por exemplo.

Alguns modelos oferecem divisores para facilitar a organização dos produtos. Caso o modelo adquirido não tenha divisores, você mesmo pode criar uma ordem dos produtos, para que, na hora de pegá-los, seja mais rápido e prático.

02# Consumo de energia

O freezer mais econômico é o horizontal, pois o ar frio, que fica na parte de baixo, é mais denso que o ar quente, que fica em cima. Então, quando é aberto, o ar frio não escapa, e depois que é fechado não consome mais energia para se resfriar.

Além disso, o freezer horizontal tem maior durabilidade dos alimentos armazenados, porque o seu design faz com que haja menor variação de temperatura quando o equipamento é aberto. 

No freezer vertical, quando a porta é aberta, todo o ar frio sai, dando lugar ao ar quente vindo do ambiente. Ao fechar a porta, o compressor do freezer é acionado para resfriar seu interior.

Portanto, se o investimento é focado em economia de energia, o freezer horizontal é o ideal para seu estabelecimento, pois o freezer vertical nesse caso só pode ajudar você a economizar espaço, caso sua cozinha seja pequena.

 

03# Manutenção do freezer 

Por ser mais compacto, o freezer vertical torna a limpeza mais rápida, fácil e simples de fazer. Outro ponto que ajuda são as prateleiras internas, que facilitam na hora de retirar os congelados e, depois reorganizá-los rapidamente após a limpeza.

Entretanto, o freezer horizontal tem um espaço interno maior, o que pode dar um pouco a mais de trabalho na hora da limpeza, e a ausência de prateleiras irá demandar um tempo maior para organizar, após a higienização.

Mas, atualmente, existe uma tecnologia presente no mercado que torna mais ágil a limpeza em freezers horizontais, que são os drenos frontais. Esse equipamento facilita bastante, porque permite escoamento da água e o degelo, sem causar transtornos na hora de limpar.

04# Potência do freezer

A potência elétrica é a velocidade com que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho. Portanto, no sistema internacional de medidas, o watt (W) é a unidade de potência.

No caso dos equipamentos elétricos, a potência serve para medir a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo, como o freezer, que precisa de uma certa quantidade de watts (potência), para gerar o trabalho de gelar os alimentos.

É importante que você confira o manual, seja do freezer horizontal ou vertical, visto que cada equipamento apresenta suas próprias características, para conseguir fazer os cálculos corretos.  

Para calcular basta pegar a quantidade de watt, multiplicar pelas horas que estará ligado e os dias em que estará ligado e, no final, dividir por 1.000, obtendo como resultado o consumo em kWh do equipamento por dia.

Minimercado - Material: Tudo o que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados

5# Acomodação do freezer

Como o modelo de freezer horizontal ocupa mais espaço, a compra dele só é ideal quando você tem espaço disponível para acomodá-lo. 

Se o seu desejo é otimizar espaço, o freezer vertical é uma boa ideia. Com um bom planejamento, é possível colocá-lo ao lado dos outros equipamentos sem muita dificuldade.

Confira os modelos de freezer horizontal ou vertical 

01# Freezer vertical

freezer vertical

 

FREEZER VERTICAL GELOPAR DEG. AUTOMÁTICO 572L GLDF-570C 220V

  • conservação e exposição de sorvetes e produtos congelados;
  • temperatura: -16 ºC a -20 ºC;
  • refrigeração: ar forçado com serpentina aletada;
  • degelo: automático (Frost Free);
  • controle de temperatura: controlador eletrônico digital;
  • indicador de temperatura;
  • iluminação:1 barra de LED no painel externo;
  • porta: cega, com fechamento automático;
  • prateleiras aramadas: 3 níveis reguláveis e inclináveis + estrado;
  • pés reguláveis;
  • vidros sujeitos a condensação da umidade do ar.

 

freezer vertical

FREEZER VERTICAL GELOPAR 577L

  • conservação de gelos, de produtos congelados, ou refrigeração de produtos resfriados;
  • congelados: -15 ºC a -10 ºC;
  • resfriados: 1 ºC a 7 ºC;
  • refrigeração: estática com serpentina, com degelo manual
  • controle de temperatura: termostato de dupla ação;
  • prateleiras aramadas: 4 níveis reguláveis e inclináveis;
  • porta: cega, fechamento automático;
  • pés reguláveis;
  • obs: na temperatura de resfriados ocorre a formação de gotículas de água no interior do produto;
  • dimensões internas: 565mm x 1540 mm x 668 mm (largura, altura, profundidade).

 

02# Freezer horizontal

freezer horizontal

FREEZER HORIZONTAL GELOPAR GHBS510 TC 220V

  • temperatura: -16 ºC a -20 ºC;
  • refrigeração: estática com serpentina de cobre;
  • controle de temperatura: termostato;
  • skin condenser: excelente dissipador de calor com baixíssimo nível de ruído e significativa redução no consumo de energia;
  • degelo: manual;
  • tampas: cegas, basculantes com puxadores, dreno frontal com tampa, revestimento interno e externo em aço pré-pintado branco, gabinete com rodízios.

 

Freezer Horizontal

FREEZER HORIZONTAL GELOPAR D/A GHDE410 VD PVC 220V

 

  • o freezer horizontal GHDE 510 é um equipamento destinado à refrigeração e exposição de produtos congelados ou bebidas e produtos resfriados;
  • o revestimento externo em chapa branca e interno em aço galvanizado, vidros temperados e deslizantes, fazem do FREEZER HORIZONTAL GHDE 510 um equipamento de qualidade e de grande durabilidade;
  • sua supercapacidade de 469L permite o armazenamento de grande quantidade de alimentos sem haver desperdícios;
  • os alimentos são mantidos em temperatura ideal determinada pelo termostato e o degelo do equipamento é feito manualmente;
  • volume: 469L;
  • número de portas: 2.

 

 

Ficou interessado em freezer vertical e horizontal? Conheça a FG refrigeração!

A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.

Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.

Atualmente, a FG Equipamentos tem duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos que comercializa.

Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 

 

 

FG Equipamentos

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?