Refrigeração para supermercados: por que entender sobre o tema

Entender a fundo tudo que seja relacionado ao seu estabelecimento é fundamental para que a administração e gestão dos processos estejam sempre alinhadas. Além disso, esse entendimento permite que as metas sejam alcançadas. E é sobre isso que vamos abordar hoje: refrigeração comercial.

Vendo a importância de compreender sobre a refrigeração para supermercado, a FG preparou este artigo que vai explicar tudo que você precisa saber sobre o tema, práticas para economizar energia e conservar seus equipamentos.

Vamos lá?

O que é a refrigeração para supermercados?

Quando citamos a palavra “refrigeração”, queremos nos referir à capacidade que uma máquina ou sistema tem de manter um produto ou ambiente refrigerado através das opções que o controle de temperatura oferece.

Desse modo, os produtos que necessitam ser mantidos em baixas temperaturas costumam ficar sob temperaturas baixíssimas, as quais são geradas por freezer e câmaras frigoríficas, por exemplo.

Levando em conta a variedade dos produtos que são vendidos nestes estabelecimentos, existem variados equipamentos de refrigeração para supermercado, como expositores, freezers, ar condicionado, câmaras de resfriamento, cervejeira etc.

Assim como os equipamentos que compõem o sistema frigorífico, a refrigeração para supermercado é um ponto que deve ser tratado com muito cuidado, pois não é só a conservação dos produtos que é importante, mas também dos próprios equipamentos de refrigeração.

Dessa forma, estar por dentro de como realizar os cuidados necessários na refrigeração para supermercado e colocar em prática é uma forma de investir no seu negócio, evitando futuros gastos desnecessários. 

Cuidados que a refrigeração para supermercado demanda

Um dos principais cuidados para uma refrigeração para supermercado eficaz é  dispor os produtos agrupados de acordo com a temperatura requisitada. Dessa maneira os produtos serão conservados.

Outro cuidado fundamental é realizar a manutenção preventiva do sistema de refrigeração para supermercado para que se torne possível evitar futuros problemas com os equipamentos.

É importante que todos os funcionários do estabelecimento fiquem atentos à possíveis vazamentos de fluidos dos equipamentos, o que pode comprometer a eficácia das máquinas.

Minimercado - Material: Tudo o que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados

 

Consumo de energia elétrica: práticas para economizar 

Quando há eficiência energética, consumo de energia é reduzido e, consequentemente, os gastos com conta de luz também. 

Essa eficiência oferece melhores efeitos na regulagem da temperatura, manutenção da infra-estrutura e alteração de iluminação e equipamentos com falhas.

Abaixo, vamos apresentar alguns exemplos de como a refrigeração para supermercados pode alcançar mais eficiência.

Utilize iluminação e ventilação natural

Os sistemas de iluminação e ventilação natural são capazes de unir eficiência energética ao aumento do bem-estar dos consumidores e, colaboradores. Além de contribuir para sustentabilidade ambiental.

Ao trocar o uso da iluminação artificial pela luz natural, os gastos com energia diminuem consideravelmente. 

Já no caso da ventilação natural, há mais conforto térmico para as pessoas que circulam no ambiente. Afinal não há o despejo de gases nocivos à saúde, proporcionando maior bem-estar para todos dentro do supermercado.

Priorize gases mais eficientes e sustentáveis para os equipamentos de refrigeração

Os gases utilizados nos equipamentos de refrigeração são indispensáveis para que a temperatura correta seja mantida. 

Quando a instalação não é feita de forma correta e há problemas como vazamento, esses gases perdem sua eficácia. e

Os mais tradicionais são os R22 e R404A, porém, quando comparados com o CO2, são mais agressivos e menos eficiente. Por conta disso, o gás carbônico tem sido mais utilizado nessas máquinas. 

Faça uso de luminárias LED

O uso de luminárias LED virou tendência atual. Quando comparada às lâmpadas fluorescentes, apesar de serem mais caras, elas saem consideravelmente na frente no quesito de eficiência energética, vida útil e quantidade de emissão de calor.

Além de economizar com energia, a frequência de reparos e troca por outras luminárias diminui significativamente, sendo um fator importante na redução dos custos com todo o supermercado.

Tenha sistema de recuperação de calor

O uso de sistemas de recuperação de calor, utilizando em duas formas, pode resultar em grandes economias no gasto energético. 

A primeira forma é utilizando um trocador de calor de placas cruzadas. Dessa maneira o  calor do ar despejado das salas de incubação será utilizado para o aquecimento do ar de entrada.

A outra é recuperando o calor da água condensada do resfriador (no caso de incubatórios que usam a água refrigerada através de um sistema de refrigeração) para usá-lo no pré-aquecimento do ar de entrada no ar condicionado. 

Refrigeração comercial: quais foram as modificações nos sistemas dos supermercados?

A refrigeração comercial é um sistema que vem se tornando cada vez melhor, aperfeiçoando seus processos e equipamentos. A refrigeração para supermercado é uma das que sofreram esse avanço.

Vamos conhecer quais foram essas modificações?

Sistemas de refrigeração mais compactos

Os espaços dos comércios e supermercados têm reduzido. Por conta disso, os sistemas de refrigeração para supermercados estão tornando-se compactos. A vantagem dessa mudança é que equipamentos menores são adaptados facilmente a maioria dos estabelecimentos.

Substituição dos refrigerantes sintéticos

A troca dos refrigerantes sintéticos por fluidos naturais vem sendo frequente, e isso é consequência da conscientização de como esses produtos sintéticos são nocivos ao meio ambiente.

Redução no consumo de energia

Como o valor da energia elétrica vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos, inúmeras empresas têm buscado por uma refrigeração para supermercados mais eficiente e econômica, diminuindo os altos gastos.

Como conservar os equipamentos de refrigeração?

Antes de darmos algumas dicas de conservação dos seus equipamentos, é importante mencionar que você precisa contar com máquinas de qualidade, fabricadas por empresas conhecidas no mercado e que ofereçam bom custo atrelado à boa qualidade. 

Daremos 6 breves dicas sobre conservação de equipamentos, mas caso queira se aprofundar mais no assunto, que tal dar uma olhada no nosso infográfico?

[MATERIAL RICO] 6 dicas de conservação para seus equipamentos

  • mantenha sempre fechada as portas dos freezers, geladeiras, câmaras frigoríficas etc.;
  • realize manutenções e limpezas periodicamente;
  • monitore a vedação do equipamento para evitar futuros vazamentos; 
  • utilize as temperaturas ideais para cada máquina; 

 

Ficamos por aqui e desejamos que tenha entendido tudo sobre a refrigeração para supermercados e sucesso no seu estabelecimento.

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:

Conheça a FG Equipamentos

A FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.

Seu elevado padrão de qualidade, combinado com os melhores preços do mercado e a proximidade com os seus clientes fizeram com que a FG expandisse o seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.

Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. 

Sempre buscando atender melhor os clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos seus clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos que comercializa.

Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco para solicitar um orçamento.

 

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?