Confira 5 dicas para economizar energia na refrigeração comercial e como escolher equipamentos econômicos

Confira 5 dicas para economizar energia na refrigeração comercial e como escolher equipamentos econômicos

A refrigeração comercial tem papel central nos estabelecimentos: ser responsável por manter alimentos e bebidas resfriados ou congelados, e climatizar os ambientes de preparo de alimentos.

Por ser utilizada em tantos elementos, seu funcionamento representa uma parte substancial do orçamento de um negócio junto com a climatização de ambientes feita por ar condicionado.

Entretanto, é possível contornar essa situação sem abrir mão do bem-estar trazido pelo local climatizado e da venda de produtos resfriados e/ou congelados.

A primeira medida é priorizar eletrodomésticos com sistemas inteligentes de refrigeração. Além disso, algumas dicas para o correto manuseio podem fazer com que a sua conta de energia diminua.

Quer saber como? Preparamos este artigo com 5 dicas essenciais para reduzir o consumo de energia e aspectos que devem tomar a sua atenção no momento da compra de um equipamento econômico.

Boa leitura!

#01: Invista em aparelhos com sistema moderno de refrigeração

Antigamente, o gasto com consumo energético costumava dar dor de cabeça nos comerciantes e não era possível fazer nada a respeito.

Hoje, com o avanço da tecnologia, já é possível manter o mesmo padrão em estrutura sem estourar o orçamento mensal com a conta de energia.

Ainda que a média de preço seja maior que a de aparelhos tradicionais, a longo e médio prazo, pode-se recuperar o valor investido por conta da redução energética.

Caso você tenha comprado um equipamento de refrigeração recentemente ou não pode investir em um agora, existe a possibilidade de reduzir os gastos trocando o fluido refrigerante por opções mais ecológicas através do retrofit.

Além da contribuição para o meio ambiente e conta de energia, os fluidos modernos são mais eficientes.

Outro fator de grande impacto são os componentes eletrônicos que podem ser adequados ao equipamento, proporcionando um boa economia de energia como inversores de frequência, soft starters e gerenciadores de capacidade.

Estas soluções não podem ser aplicados a qualquer sistema e necessitam de mão de obra especializada, portanto é sempre importante buscar orientação com empresas capacitadas para orientação quanto a sua aplicação.

Na compra de equipamentos novos estas opções podem já vir de fábrica, logo, no momento de escolher os equipamentos de refrigeração comercial e industrial, faça deste instante uma prioridade!

#02: Realize a manutenção preventiva do refrigerador

Alguns comerciantes acham que a manutenção preventiva é um gasto desnecessário. Afinal, para que contratar alguém se o aparelho está funcionando bem, certo?

Errado.

É importante fazer a manutenção dos equipamentos para garantir o funcionamento ideal do equipamento. O principal fator de perda de eficiência nos equipamentos de refrigeração é a dificuldade de troca de calor no condensador e, para isso, basta acumular poeira nas aletas de alumínio do trocador.

Este é um detalhe que uma simples limpeza durante uma manutenção preventiva pode resolver, mas, caso não seja feita, resulta em aumento no consumo de energia, deficiência de refrigeração e pode resultar em problemas maiores no futuro, como queima de compressor.

Todo reparo que for feito em um sistema de refrigeração visando garantir uma boa eficiência do equipamento deve utilizar componentes de qualidade e procedência. No mercado de refrigeração é possível perceber a presença de muitos componentes importados de baixa qualidade que podem comprometer todo o sistema, portanto, sempre opte por marcas mundialmente conhecidas.

Outra dica é ter uma ajuda da tecnologia. Hoje, existem alguns softwares que acompanham o rendimento do eletrodoméstico. Alguns deles até mesmo gratuitos!

Com esses pequenos cuidados, é possível reduzir em até 85% a quebra de equipamentos ao garantir o bom funcionamento constante bem como ao consertar pequenas falhas no sistema causadas por vibrações, reações químicas ou oscilações na rede elétrica evitando problemas maiores futuros.

Aplicar boas práticas de refrigeração para manter o equipamento dentro dos padrões é uma forma de manter a economia no consumo de energia.

A manutenção preventiva pode ser feita mensalmente e em intervalos de 180 dias para equipamentos de refrigeração comercial muito utilizados ou uma vez por ano, se o uso for moderado.

#03: Utilize equipamentos com a temperatura e capacidade corretas

Cada equipamento suporta um nível de temperatura e uma capacidade de armazenamento, assim como cada alimento precisa se manter resfriado ou congelado de acordo com as suas propriedades.

Quando você tem um refrigerador e o mantém constantemente no seu limite de temperatura, pode danificá-lo, já que o está usando o tempo todo na sua capacidade máxima. Isso pode acontecer quando o equipamento está com uma capacidade armazenada acima do que ele foi dimensionado.

Já a aplicação de temperaturas basta atentar à necessidade de cada produto. O balcão refrigerado de atendimento com vitrine, por exemplo, tem a função de manter o produto em temperaturas médias (+1ºC a +10ºC) e não congelado.

Portanto, no momento de realizar a compra, esteja atento ao uso que dará quanto a temperatura e a capacidade.

#04: Faça o degelo de tempos em tempos

Nos sistemas de refrigeração por convecção a ar forçado, os degelos acontecem de maneira automática por gás quente, resistência elétrica ou natural, dependendo da temperatura de trabalho e tipo do equipamento.

Para refrigeradores por condução, alguns modelos possuem degelo automático, mas em sua maioria, devem ser feito de maneira manual.

Fazer o degelo de refrigeradores às vezes pode ser um pouco demorado e necessita certa logística. Afinal, é preciso retirar todos os produtos armazenados e ainda interromper a produção por um tempo.

Entretanto, não realizar o degelo no tempo recomendado faz com que a camada de gelo se acumule, impedindo a troca de calor no evaporador. Dessa forma, o sistema de resfriamento precisa trabalhar mais.

Veja algumas dicas de como fazer o degelo!

#05: Evite bloquear a circulação de ar do condensador

O condensador é a parte do sistema que normalmente fica próxima ao compressor do refrigerador, podendo ser com ou sem ventilação. É através da passagem de ar do ambiente no condensador que os refrigeradores alcançam o resfriamento, nele é onde rejeita o calor.

Por isso, ao bloquear essa passagem, você está forçando o equipamento ou limitando a capacidade dele de refrigeração.

Para sanar esse problema, lembre-se de posicionar o equipamento de modo que o ar fresco consiga fluir. Além disso, certifique-se de que as grades de circulação estejam sempre limpas.

Garantir ar fresco no condensador é um dos grandes segredos de um bom funcionamento de um sistema de refrigeração!

Com essas pequenas e simples atitudes, temos certeza que você conseguirá manter os custos da conta de energia dentro do orçamento. Podendo, até mesmo, utilizar esse dinheiro para outros investimentos no negócio.

Agora, lembra da dica #01? O primeiro passo para diminuir o consumo energético dos equipamentos e investir em modelos pensados para ser econômicos.

Continue a leitura para saber como identificá-los!

Como escolher equipamentos de refrigeração comercial e industrial econômicos para o seu negócio

O primeiro passo para ter uma conta de energia que não estoure o orçamento é escolher o equipamento de refrigeração comercial adequado.

Existem máquinas que consomem mais energia do que outras. No momento da escolha, fique atento àquelas que possuem aparatos que possibilitam diminuir o consumo energético.

Os compressores mais modernos, por exemplo, gastam menos energia que os antigos. Além disso, averigue se o equipamento possui motor ventilador eletrônico, pois os tradicionais tendem a consumir mais energia.

A outra dica é respeitar a potência que o equipamento necessita. É um erro comprar um aparelho com menor potência por ter um valor mais baixo. Por fim, o valor economizado será gasto com consertos futuros.

Invista certo! Pergunte ao vendedor sobre o melhor redimensionamento para a atividade que necessita.

Conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais

A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.

Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os seus clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.

Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES.

Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias.

Sem falar na infraestrutura adequada para o atendimento, no estoque de produtos e em um showroom com os equipamentos que comercializa.

Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!

 

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?