Todas as dicas sobre equipamentos para cozinha industrial

Se você possui um restaurante, padaria ou bar e pensa em ampliar seus negócios, comece compondo os equipamentos para cozinha industrial, afinal, é nela que todos os pratos do cardápio ganham vida!

Desse modo, o primeiro passo é o planejamento, visto que é muito importante para o bom funcionamento do estabelecimento que ele possua equipamentos para cozinha industrial de qualidade e todos os utensílios necessários para preparação da comida.

Portanto, o proprietário precisará analisar suas finanças e pesquisar os equipamentos industriais para cozinha para tornar um local prático, higiênico, funcional e de qualidade tanto para os funcionários quanto para os alimentos.

Por isso, é preciso que você preste atenção em todas as nossas dicas, para que o seu dinheiro seja investido de forma certa e o seu estabelecimento seja um sucesso no mercado!

Qual a importância de bons utensílios para compor os equipamentos para cozinha industrial?

Procurar por equipamentos para cozinha industrial torna os processos da cozinha mais efetivos, proporcionando que os alimentos passem por todos estágios de preparação de forma rápida e correta.

Além disso, os utensílios precisam ser de alto nível para dar o suporte necessário para que os chefs e auxiliares de cozinha tenham uma melhor desenvoltura no trabalho e garantam que tudo esteja em ordem para servir, seja um grande ou pequeno fluxo de pessoas.

Portanto, confira abaixo as principais dúvidas e dicas dos equipamentos para cozinha industrial!

01# Equipamentos novos vs. equipamentos usados

Muitos empreendedores, quando vão em busca de equipamentos, podem optar por materiais usados, mas, em muitos casos, o barato pode sair muito caro, então você precisa gerenciar as suas contas e investir em bons equipamentos. 

Máquinas possuem prazo de validade, então quando investimos em equipamentos usados, eles podem apresentar mau funcionamento e baixo desempenho, além de acarretar despesas com trocas de peças e não ser higiênicas.

Desse modo, esses imprevistos podem atrapalhar o rendimento da equipe e da preparação dos alimentos com qualidade, sem falar no alto consumo de energia elétrica, na demora de finalização dos pedidos dos clientes e nas despesas extras.

Em contrapartida, os equipamentos novos possuem garantia e assistência do fabricante e garantem mais segurança no ambiente de trabalho, além do suporte operacional, que pode ser seu braço direito caso aconteça algum problema.

Até porque os utensílios utilizados têm tecnologia de ponta: apresentam grandes vantagens por ser maiores, compactos, econômicos e evidenciar a alta eficiência em resultados.

Contudo, o ponto principal a se pensar é a saúde e o bem-estar dos clientes que irão saborear os seus pratos, que precisam estar apetitosos e saudáveis!

02# Quais são as exigências da Anvisa?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso seguir as recomendações necessárias para manter a cozinha industrial higiênica.

Os móveis, utensílios e equipamentos para cozinha industrial que entram em contato direto com alimentos não podem ser porosos, para não armazenar resíduos nem ser contaminados com substâncias tóxicas. Além disso, são proibidas superfícies com rugosidades, trincas ou imperfeições, para que não acumulem sujeira nem atrapalhem a limpeza.

A legislação ainda recomenda que os equipamentos não sejam feitos de materiais que transmitam odores ou sabores, para não afetar o alimento. Para isso eles devem ter superfícies lisas, laváveis e impermeáveis. Assim sendo, a comida fica protegida, higienizada e longe de ser contaminada.  

Baixe gratuitamente o infográfico "7 dicas para diminuir o desperdício de alimentos", isso vai ajudar, inclusive, nos equipamentos para cozinha industrial.

03# Cuidados com os utensílios 

O mais indicado é que a maioria dos equipamentos para cozinha industrial seja de aço inoxidável, um material de grande durabilidade e que garante facilidade na higienização. Por exemplo: bancadas, panelas e armários. 

A Anvisa indica que os utensílios devem estar em bom estado de conservação, possuir um material resistente para o processo de desinfecção e sempre  ser fiscalizados para conferir se tudo está correto. Lembrando que, após o uso desses objetos, eles devem ser lavados e guardados para não entrarem em contato com sujeira e insetos.

Logo, para o seu estabelecimento entrar no mercado gastronômico é necessário que ele esteja dentro das normas a fim de oferecer um serviço de excelência com os equipamentos para cozinha industrial da melhor qualidade.

Quais são os principais equipamentos para cozinha industrial?

Cada área de uma cozinha é destinada a desempenhar uma função, com equipamentos e profissionais diferentes. Ao compreender a dinâmica da equipe e os alimentos que serão preparados, fica mais fácil definir quais serão os utensílios de cada parte.

A dica é planejar e organizar quais serão as atividades do grupo, fazer uma lista do direcionamento dos alimentos e, principalmente, fazer uma análise da área para não comprar materiais a mais ou a menos.

Ficou interessado em conhecer todos os produtos? Confira abaixo a lista do que pode ser essencial para sua cozinha industrial!

Área de Recebimento

  • Balança do tipo plataforma
  • Termômetros tipo espeto e infravermelho
  • Bancada para conferência e trocas das embalagens, quando necessário
  • Carros para transporte

Área de Armazenamento

  • Prateleiras do tipo inox
  • Carrinhos do tipo plataforma
  • Escada móvel com cinco degraus
  • Estrados de altileno
  • Geladeiras industriais, câmaras frigoríficas e freezer.

Área de pré-preparo

Área de preparo

Área de distribuição

Agora que você sabe a importância de comprar equipamentos para cozinha industrial adequados para manter tudo ordem, conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais para a garantia de produtos eficazes!

Conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais

A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.

Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.

Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos que comercializa.

Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 

 

 

Solicite o orçamento do seu equipamento na FG

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?