Pensando em comprar fogão industrial? Aprenda a escolher o modelo ideal para sua cozinha!

Ao montar uma cozinha profissional, um dos passos mais importantes é, sem dúvidas, comprar um fogão industrial.

Esse equipamento merece muita atenção no momento da compra, pois influencia diretamente nos processos da cozinha e na qualidade dos produtos finais.

Existem aspectos distintos que influenciam a escolha e que podem ir muito além da variação de preço do fogão industrial. 

Tecnicamente, a cozinha industrial possui uma demanda relativamente grande de refeições a serem preparadas e, por isso, necessita de modelos de qualidade e que permitam ao cozinheiro realizar suas tarefas de maneira prática e rápida.

Neste artigo, você irá conhecer as principais diferenças entre os equipamentos para fazer a escolha ideal para sua cozinha ao comprar um fogão industrial. Boa leitura!

O que levar em consideração ao comprar um fogão industrial?

Cada tipo de cozinha exige um modelo específico de fogão. A primeira informação que precisa ser levada em conta na hora de comprar um fogão industrial é: qual a quantidade de refeições preparadas por dia na sua cozinha?

Ao responder esse primeiro questionamento, o próximo passo é atender às normas exigidas pela Vigilância Sanitária. A partir dos critérios estabelecidos pela Anvisa, é possível equipar a cozinha profissional dentro das normas legais e com os itens que melhor se encaixem na sua demanda.

Ao comprar um fogão industrial, além de ganhar praticidade, pois as refeições serão preparadas em menor tempo, diminuindo o tempo de preparo, você conseguirá entregar um maior número de refeições em relação ao fogão convencional.

Mas, para que a compra do fogão seja assertiva, é necessário atentar-se aos detalhes de cada equipamento. Listamos as principais diferenças de fogões disponíveis no mercado, para que você consiga fazer a melhor escolha no momento de compra. Confira!

Conheça as principais diferenças entre os tipos de fogão a gás industrial

Tipo de indução, acabamento ou até mesmo a quantidade de bocas são alguns dos critérios básicos na hora de comprar um fogão industrial. Esses aspectos são fundamentais para o desempenho das suas atividades na cozinha profissional e podem impactar na qualidade dos alimentos, pois um fogão que não atende bem às demandas influencia diretamente no processo de preparação dos alimentos. 

Outro ponto a ser ponderado na hora de comprar um fogão industrial é se o equipamento é novo ou usado. Tendo em vista que máquinas possuem prazo de validade, equipamentos usados em mau estado de conservação podem apresentar mau funcionamento e baixo desempenho, além de acarretar despesas com trocas de peças e comprometer a segurança.

Com forno vs. sem forno

Existe a opção de comprar um fogão industrial com ou sem forno. Contudo, em cozinhas comerciais ou industriais, os fornos acoplados no fogão não costumam suprir a demanda de maneira eficiente.

Por causa disso, a opção mais procurada acaba sendo em fornos melhores, não acoplados em um fogão, justamente para atender melhor a demanda e qualidade da produção.

Em relação aos modelos de fogão industrial , a maioria não possui forno justamente pela alta busca de fornos independentes. Este modelo de fogão é mais utilizado em cozinhas que não utilizam o forno para assar os alimentos ou possuem forno a lenha.

Já o fogão com fornalha é indicado para cozinhas que não utilizam forno a lenha no preparo dos alimentos ou que possuem assados em seus cardápios.


Comprar fogão industrial metalmaq com forno

Fogão Metalmaq com forno. Imagem: FG Refrigeração

Alta pressão vs. baixa pressão

Na hora de comprar o fogão industrial é preciso entender que os modelos de alta pressão são mais potentes do que os de baixa pressão. Isso se deve ao fato destes não possuírem reguladores de gás.

Além disso, na maioria dos casos, em um fogão de alta pressão o gás sai diretamente do botijão para o fogão. Consequentemente, a regulagem da intensidade da chama é mais complicada. Esse modelo costuma ser mais barato do que fogões de baixa pressão.

Os fogões de alta pressão são usados também em ambientes abertos por causa do vento ou em fabricantes de cervejas, por exemplo, que precisam de uma temperatura mais elevada de maneira mais rápida.

Já nos modelos de baixa pressão é possível aproveitar melhor o uso de gás, uma vez que estes possuem reguladores. Isso possibilita fazer um uso mais econômico do fogão. 

Nas cozinhas de estabelecimentos, os modelos mais utilizados são os de baixa pressão, pois permitem que o alimento fique no fogo durante todo o tempo de cozimento sem queimar. Este é recomendado para casos em que a preparação dos alimentos deve ser feita mais cuidadosamente. Afinal, para isso a regulagem da chama é necessária. 

Número de queimadores ou “bocas”

Os queimadores são popularmente conhecidos como “bocas do fogão”. Para escolher o melhor modelo na hora de comprar um fogão industrial, deve ser levado em consideração quantas pessoas que irão manusear o equipamento, a quantidade de alimentos do cardápio e até mesmo o tamanho da sua cozinha.


Dentre as opções de queimadores, há possibilidade de escolher entre queimadores duplos ou simples. O queimador duplo promove maior agilidade e é recomendado para cozinha industrial.

Outra questão importante na hora de comprar um fogão industrial é a grelha do queimador, onde a panela ficará apoiada. O tamanho da gralha pode ser 30x30cm ou 40x40cm. O modelo 40x40cm é mais indicado para estabelecimentos que lidam com panelas grandes. 

É preciso também atentar-se ao perfil – o espaço entre as grelhas. O perfil pode ser de 4cm, 6,5cm, 7cm e 10cm. Desta forma, quanto maior a panela que será utilizada, maior o perfil, para que seja possível utilizar panelas grandes ao mesmo tempo, uma ao lado da outra.

No mercado de fabricação, normalmente as grelhas 30×30 vem com perfil 7cm e as grelhas 40×40 com perfil 10. Mas isso não é uma regra e depende de cada fabricante, por isso, certifique-se do tamanho ideal para a sua cozinha antes de comprar um fogão industrial.

Dentre as opções mais fabricadas desse equipamento, a quantidade de queimadores pode variar entre:

  • Dois queimadores: ideal para cozinhas menores que não possuem muito espaço e estabelecimentos pequenos. Fique atento ao seu cardápio: se houver uma variedade grande de opções que exigem o fogão para preparação, ter apenas dois queimadores pode ser um problema! 
  • Quatro queimadores: o tamanho tradicional costuma ser a opção da maioria das cozinhas comerciais.
  • Seis queimadores: um fogão industrial com seis queimadores exige espaço, então este modelo é ideal para cozinhas espaçosas e com grande demanda de produção.
  • Oito queimadores: este modelo é ideal para cozinhas industriais que produzam maior número de refeições. Além de necessitar um espaço maior, este modelo também é indicado para cozinhas com um cardápio mais variado.
  • Dez queimadores: assim como a opção de oito queimadores, na hora de comprar um fogão industrial com dez queimadores, é preciso levar em consideração que ele além de consumir mais gás, pela quantidade de alimentos sendo preparados simultaneamente, ele demanda uma alta rotatividade de pratos preparados na cozinha.

Acabamento do fogão

Os fogões industriais são equipamentos feitos para serem resistentes e de longa duração. Logo, o acabamento pode ser um grande diferencial no momento da decisão de compra.

As opções normalmente encontradas no mercado são os fogões de aço carbono e os fogões de inox. Os de aço carbono costumam ser escolhidos por exigirem um investimento menor. No entanto, quando se pensa em um investimento inteligente e a longo prazo, o fogão de inox é, sem dúvidas, a melhor escolha.

A pintura de fogões de aço carbono não costuma durar muito, ainda que seja resistente. O ambiente da cozinha não favorece esse tipo de material. É um ambiente corrosivo devido à gordura, às temperaturas altas e ao uso constante do equipamento. Portanto, na hora de comprar um fogão industrial de aço, considere que em pouco tempo esse fogão poderá ser substituído.

Fogões de inox, por outro lado, são resistentes à corrosão e têm superfície lisa. Isso facilita bastante na limpeza e manutenção, o que o torna a melhor aquisição levando em consideração a relação custo-benefício. 

Outros fatores, como o tipo de grelha ou até mesmo o gás que será utilizado na cozinha, são importantes na compra de um fogão industrial. É preciso ter atenção para esses detalhes, mas sem esquecer as determinações da Anvisa. 

Saiba quais são as exigências da Anvisa

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso seguir as recomendações necessárias para manter a cozinha industrial higiênica.

Os móveis, utensílios e equipamentos para cozinha industrial que entram em contato direto com alimentos não podem ser porosos, para não armazenar resíduos nem haver contaminação por substâncias tóxicas.

Além disso, são proibidas superfícies com rugosidades, trincas ou imperfeições, para que não acumulem sujeira nem atrapalhem a limpeza.

A legislação ainda recomenda que os equipamentos não sejam feitos de materiais que transmitam odores ou sabores, para não afetar os alimentos. Eles devem ter superfícies lisas, laváveis e impermeáveis. Assim sendo, a comida fica protegida, higienizada e longe de ser contaminada. 

Agora que você sabe a importância de comprar um fogão industrial adequado para manter tudo em ordem na sua cozinha, conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais para garantir produtos de alta qualidade!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse: 

Imagem com o link do whatsapp da FG Equipamentos

Conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais

A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 35 anos no mercado de refrigeração comercial.

Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.

Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos clientes, com infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e showroom dos equipamentos que comercializa.

Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?