Cortador de frios: praticidade e agilidade para o seu negócio

cortador de frios

O cortador de frios é um dos utensílios essenciais em lanchonetes, padarias, supermercados e até nas cozinhas de restaurantes.

Por possuir um design moderno, ele é conhecido por ser resistente, seguro, eficiente, de fácil manuseio e higienização. 

Esses são alguns dos benefícios que esse equipamento, também conhecido como fatiador de frios, oferece para a rotina agitada dos estabelecimentos alimentícios.

E, justamente por notar que esse utensílio tem ganhado espaço nesse mercado, vamos apresentar todas as informações que você precisa saber para adquirir o seu cortador de frios

Entre os pontos que você precisa considerar estão a performance, ou seja, como o produto otimiza o tempo, e se ele se encaixa nas normas de segurança, evitando possíveis acidentes de trabalho.

Vantagens de adquirir uma máquina de fatiar frios

O cortador de frios, utilizado para fatiar queijos, presuntos e outros produtos embutidos e processados, torna possível que o alimento seja cortado em tamanhos e espessuras apropriadas para o consumo. 

O cortador de frios elétrico permite que o trabalho de corte dos alimentos seja mais ágil e tenha mais precisão, agregando qualidade no preparo das refeições.

Você está abrindo um negócio e não sabe quais equipamentos comprar? Confira nosso artigo Suprimentos e equipamentos comerciais: veja quais são os essenciais para quem está iniciando um negócio para ficar por dentro das nossas dicas.

Vamos conhecer os benefícios que a aquisição de um cortador de frios oferece para o seu negócio:

Agilidade

Sabemos que tempo é dinheiro. Então, aqueles que agilizam suas demandas de forma qualificada conseguem melhorar suas vendas e se destacar no mercado com o seu serviço rápido e eficiente. 

O dia a dia dos estabelecimentos alimentícios é muito tumultuado e ter um cortador de frios à sua disposição otimiza muito o tempo de trabalho e o resultado. 

Quanto mais rápido as receitas ficam prontas, mais rápido os profissionais do estabelecimento conseguem produzir os pratos e, com isso, atingem a satisfação do cliente.

Independente da espessura do alimento embutido, a máquina consegue cortá-lo em fatias uniformes e finas em tempo ágil.

Melhor sabor e aroma

Receitas que levam alimentos embutidos, como sanduíches, lasanhas e pizzas, necessitam que a quantidade dos ingredientes não extrapole o recomendado, a ponto do sabor ficar muito forte. 

Logo, quando os cortes são finos, o resultado final da receita fica com sabor harmonioso.

A explicação para isso é que esses alimentos, como salame e mussarela, costumam ser temperados com condimentos, ervas e até pimentas.

Nesse caso, se as fatias forem grossas, é muito provável que o sabor fique com a característica de um só ingrediente mais acentuada, pois distribui de forma irregular o sabor final.

 

Analisando esses dois pontos, pode-se notar que a aquisição de um cortador de frios é muito benéfica para a rotina de estabelecimentos alimentícios.

O que considerar na hora de escolher o fatiador de frios ideal?

Na hora de escolher o cortador de frios ideal para seu estabelecimento, é preciso analisar alguns fatores que são essenciais para garantir a qualidade do trabalho e durabilidade na sua aquisição.

Material

O tipo de material ideal para o acabamento de um cortador de frios de qualidade é o alumínio anodizado e o aço inoxidável, pois não permitem que líquidos e gordura dos frios penetrem na máquina.

Além do mais, estes materiais, ao contrário dos equipamentos fabricados em aço carbono, não enferrujam, tendo a vida útil altamente durável.

Desempenho

O desempenho, facilidade no uso e na limpeza e sua segurança operacional são características que também devem ser levadas em consideração na hora de escolher o melhor cortador de frios para o seu estabelecimento.

Uma lâmina de boa qualidade e tecnologia avançada consegue garantir uma boa performance do equipamento, realizando um bom trabalho de corte, entregando cerca de 45 fatias por minuto, oferecendo cortes homogêneos e de boa aparência.

A máquina deve oferecer variabilidade no corte, pois haverão momentos em que a demanda exigirá cortes mais grossos ou mais finos.

É preciso estar atento ao diâmetro da lâmina: esta deve ser proporcional ao alimento que será cortado.

A demanda mais comum das cozinhas de restaurantes, lanchonetes e supermercados é a de cortes finos, então, uma lâmina de 30cm atende perfeitamente a necessidade. 

Higienização

Se o equipamento tiver uma montagem muito complexa, o responsável pela higienização da máquina vai dedicar muito tempo para esta tarefa, perdendo tempo de executar outras funções no horário de trabalho e podendo atrasar algumas demandas.

Então, opte por cortador de frios que seja desmontável (peças removíveis), para que a limpeza seja feita de forma completa e torne difícil a proliferação de fungos e bactérias.

As máquinas que têm superfície lisa, cantos arredondados e confeccionados com viga de metal especial (sem porosidade e aspereza), oferecem menos possibilidades de reprodução de microrganismos.

Normas para a compra de cortador de frios

Os fabricantes de máquina de fatiar frios precisam seguir determinações do Inmetro e do Ministério do Trabalho (MTE), para que riscos de acidentes de trabalho durante o uso do equipamento sejam minimizados. 

Segurança elétrica

A principal norma diz respeito à segurança elétrica e aos cabos de alimentação com certificação.

O disjuntor elétrico deve proteger o fatiador contra as sobrecorrentes, assim como os dispositivos de acionamento devem ser integrados para impedir o funcionamento automático em caso de receber corrente elétrica.

Chaves de bloqueio

Para evitar o acionamento do cortador de frios de forma acidental, é preciso que haja chaves de bloqueio. O equipamento também deve possuir sensores no afiador da lâmina. 

Assim, quando não estiver sendo afiada, ela não ficará exposta, evitando risco de acidentes.

Painel de comando de fácil manuseio

O ideal é que a máquina tenha um painel de comando que não ofereça dificuldade de compreensão.

Os botões de liga, desliga, emergência e rearme devem ser projetados e localizados distante das zonas perigosas. 

Selo Inmetro

Antes de finalizar sua compra, confira se o fabricante possui selo do Inmetro referente à Portaria 371/2009. 

É necessário também possuir o laudo da NR-12 do Ministério do Trabalho e a Anotação de Responsabilidade Técnica. 

É através desse selo que você saberá que o cortador de frios foi avaliado e aprovado nos quesitos de segurança.

Isso irá assegurar a você e seus funcionários que, fazendo o uso correto da máquina, não haverão acidentes.  

Conheça os tipos de fatiador de frios

Os fatiadores elétricos são divididos em duas categorias: automático e semiautomático. Ambos são utilizados para os mesmos propósitos, mas cada um apresenta propriedades particulares. Vamos conhecê-las?

Fatiador automático

O modelo automático não requer intervenção humana para executar o corte do alimento. Seu manuseio é bem simples: basta colocar o produto na máquina, ajustar a espessura da fatia desejada e ligá-la. 

Por conta disso, esse tipo de fatiador se torna mais prático e seguro e seu uso é indicado para lanchonetes e restaurantes que têm uma demanda grande de pedidos.

A máquina oferece agilidade no processo de fatiamento e otimiza o tempo de serviço.

Fatiador semi-automático

O fatiador semi-automático requer que o movimento de corte seja feito manualmente, ou seja, é necessário esforço humano para fatiar o produto.

Para locais em que o movimento não seja intenso, indicamos esse modelo de fatiador que, apesar de ter um procedimento menos rápido que o automático, possui um preço mais acessível.

Analise sua rotina e demanda para que seja possível chegar a uma decisão de qual cortador de frios é o mais indicado para seu estabelecimento.

Modelos que FG Refrigeração oferece

Toledo automático 9300 G Comfort

  • movimentação suave e precisa;
  • possui manoplas ergonômicas de simples manuseio;
  • fácil higienização e painel de operação que possibilita o acesso rápido e fácil a todos os comandos; 
  • ajuste simples da espessura de corte;
  • sistema automático de tensionamento da correia,proporcionando maior precisão, mesmo em produtos maior atrito e rigidez;
  • o prato com dimensões maiores facilita o posicionamento e corte de produtos grandes sem a necessidade de cortá-los antes de fatiar.

Bermar Lâmina 250mm

  • motor de 1/4Hp – 445W – 60 Hz;
  • voltagem de 127/220v;
  • monofásico;
  • com chave seletora;
  • consumo de 0,44 KW/h;
  • com dispositivo de segurança Nr12;
  • espessura de corte 2mm;
  • capacidade de corte: 140x180mm ou Ø160mm.

Lâmina 300mm

  • motor lâmina: 1/3 Hp – 415W – 60 Hz;
  • motor carrinho: 1/3 Hp – 415W – 60 Hz;
  • voltagem: 127/220v;
  • monofásico;
  • com chave seletora;
  • consumo: KW/h 0,48;
  • com dispositivo de segurança Nr12;
  • espessura de corte 2mm;
  • capacidade de corte: 160x190mm Ø205mm;
  • fatias por minuto: 46.

E então? Deu para entender o quanto é importante essa máquina para o aprimoramento da atividade do seu negócio? 

Se ainda ficou com dúvidas ou deseja fazer um orçamento, entre em contato conosco!

Solicite o orçamento do seu equipamento na FG

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?