Entenda como o controle de vendas influencia no sucesso do seu negócio

Controle de vendas

Todas as atividades de uma empresa são pensadas, organizadas e executadas focando nas vendas e lucratividade e, quando negligenciada a etapa de gestão, problemas financeiros começam a aparecer.

Realizar controle de vendas é essencial para a rotina da empresa, pois ele tem função estratégica na organização dos processos. 

É por meio dele que são gerados dados importantes para as tomadas de decisões e melhoria das atividades internas, influenciando na produtividade e trazendo benefícios aos setores. 

Foi analisando a importância da realização do controle de vendas que a FG preparou este artigo para você. Nele você irá compreender o conceito de controle de vendas e como essa atividade melhora o funcionamento do seu negócio.

Vamos lá?

 

Controle de vendas: o que é?

O controle de vendas é um conjunto de atividades que busca analisar os dados sobre as vendas de uma empresa. São informações sobre a comercialização do serviço/produto, superimportantes para futuras ações estratégicas.

O objetivo principal de usar um sistema de controle de vendas é compreender como ocorrem as etapas das operações de venda, levando em consideração estoque, preços, fluxo de caixa etc. É nesta etapa que é possível identificar os pontos fortes e fracos para implementar melhorias.

Além de auxiliar no gerenciamento da performance da empresa, o controle de vendas também auxilia a gestão financeira (ciclo financeiro, custos de estocagem, resultados econômicos, pagamentos etc.), verificando os resultados e fazendo ajustes entre as metas idealizadas e cumpridas.

 

Qual sua importância?

O controle de vendas, quando realizado de forma eficiente, dá ao gestor o poder de criar estratégias para prevenir perdas, encurtar processos e usar melhor seus recursos, evitando desperdícios e alcançando resultados melhores. 

Vamos conhecer a seguir quais os benefícios de aplicar o controle de vendas:

 

Planejamento a longo prazo

Juntamente com o controle de estoque, o controle de vendas dá ao empresário o poder de saber exatamente quais produtos têm sido menos e mais vendidos. Com isso, ele terá noção de quando precisará comprar mais desses produtos e em qual época sua procura é maior.

Não só o planejamento de compras fica mais fácil de ser montado como a área de atendimento também é beneficiada. Pela análise de venda de produtos é possível planejar a quantidade de funcionários que vai trabalhar na época de maior fluxo de clientes, por exemplo.

 

Previsibilidade

O controle de vendas oferece ao empresário a possibilidade de prever a média de lucros que alcançará em cada época do ano, pois ele terá acesso às informações que indicam em quais períodos o serviço/produto é mais procurado e vendido. Assim, a implementação de um plano de negócios se torna mais fácil.

 

Gestão do fluxo de caixa

É com o sucesso das vendas que o lucro da empresa é gerado, e é com o controle de vendas que o empresário toma conhecimento de como funciona o fluxo de caixa em cada período do ano.

Com base nessa atividade, e a área financeira da empresa consegue se manter atualizada das movimentações financeiras, evitando os riscos de operar no vermelho, e preparada para futuros investimentos.

 

Fornecedores

Como a realização do controle de vendas permite que o gestor saiba quais são as épocas de alta de vendas e quais são os produtos mais procurados, ele pode antecipar seus pedidos com os fornecedores e negociar preços mais acessíveis.

 

Relacionamento com o cliente

Quando o gestor tem acesso à todas as etapas de vendas do negócio, fica mais fácil otimizar os processos internos. Assim sendo, a melhoria do atendimento ao cliente tende a acontecer naturalmente, tornando-o mais rápido e eficaz.

A consequência de um bom atendimento é aumento de lucratividade, porque a tendência é que seu negócio seja mais conhecido por conta da divulgação entre seus consumidores.

 

Redução de perdas

Negligenciar o controle de vendas é sinônimo de perder dinheiro e não saber onde, quanto e nem por quê. É preciso realizar esse processo para registrar as vendas e conferir se os itens estão sendo creditados de forma correta.

Desse modo, fica mais fácil enxergar a origem de perdas e erros e o que fazer para consertá-la.

Minimercado - Material: Tudo o que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados

Aumento de produtividade

Outro ponto em que o controle de vendas tem grande efeito é sobre a produtividade. Quando utilizado no controle de perdas, ele assegura que todo o trabalho e verba investida na produção e comercialização serão de fato efetivos.

 

Melhor precificação

O preço de um serviço ou produto é um ponto que influencia diretamente na vida útil do negócio. Se não for condizente com seu público-alvo, pode causar problemas no setor financeiro.

Então, o controle de vendas permite que o gestor estipule boas estratégias de precificação. Por exemplo, se algum produto específico tiver saído menos quando comparado a outros, avalie a diminuição do seu preço para estimular o desejo da compra pelos consumidores.

Outro âmbito favorecido pelo controle de vendas é a análise dos custos de estocagem e despesas com fornecedores. Esses sistemas trazem esses dados de forma precisa, mostrando quando há necessidade de mudanças de práticas operacionais que melhorem a precificação dos produtos.

 

Como realizar o controle de vendas

Executar um bom controle de vendas depende muito da necessidade do negócio. As três formas mais comuns de fazer um controle de vendas são:

 

Manual

Embora seja a forma mais insegura de fazer registro e controle de dados, muitos gestores ainda utilizam a prática tradicional do caderno e caneta. 

Com a quantidade de informações importantes e o aumento do número de vendas, é comum a perda de dados e demora na hora de analisar e concluir os resultados.

 

Planilha

Dois programas muito utilizados no controle de vendas no modelo planilha são o Excel e o Google Sheets, e a planilha pode ser considerada uma forma semiautomática de fazer esse controle.

Apesar de ser uma forma mais eficaz que a manual, ainda assim demanda muito tempo e está sujeita a erros humanos (inserção de dados errados), pois a planilha é alimentada de forma manual.

 

Sistema de gestão

O gestor pode optar pela contratação de sistemas de gestão que realizem todo o controle das vendas de maneira automática. Esse método é bastante eficaz porque esses tipos de programa integram os dados das vendas ao sistema de controle de estoque, lançando altas e baixas nos produtos em tempo real.

 

Como aumentar as vendas

A tecnologia e as mudanças nas formas de produção, nos processos operacionais e o posicionamento de mercado levou a indústria para a era 4.0. Esse conceito baseia-se no dinamismo de produção de um negócio para que esteja sempre a disposição de atender.

Nessa era, entende-se que o consumidor merece uma experiência (de produto ou serviço) mais rica e satisfatória, surgindo o formato de gestão 4.0. Algumas das métricas que esses modelos se baseiam advém do mercado de startups, e a que vamos comentar é sobre a retenção (crescimento).

Ao contrário do que parece, o crescimento de um negócio está muito mais relacionado à capacidade de retenção de clientes do que com a busca de novos consumidores. É possível acompanhar o crescimento dessa métrica através de uma análise Cohort, que permite que você acesse a uma curva de retenção dos clientes mensalmente.

Com a Cohort, é possível analisar quantos dos seus clientes voltaram a comprar no seu negócio e qual período de tempo.

Isso auxilia a descobrir quanto de dinheiro esse cliente deixa na empresa através da análise Life Time Value (LTV) e saber se o Cac (Custo de Aquisição de Cliente) está valendo a pena.

Agora que você sabe como executar um controle de vendas eficaz, já decidiu qual mecanismo vai utilizar no seu negócio? 

Se você gostou deste artigo, pode gostar também:

Solicite o orçamento do seu equipamento na FG

Escreva um comentário
Orçamento pelo WhatsApp
× Como posso te ajudar?